segunda-feira, 18 de junho de 2012











Índices operacionais

Os índices operacionais auxiliam na gestão de uma empresa. Em geral estes índices relacionam dados contábeis e dados operacionais não encontrados nas demonstrações financeiras. São mais específicos conforme o setor analisado. No caso da hotelaria os mais importantes são:

Taxa de Ocupação (%OCC)


É a relação percentual entre o número de UHs (Unidades Habitacionais) ocupadas e o número de UHs disponíveis.
O número de UHs disponíveis é calculado sempre com base no período analisado (ano, trimestre, mês, dia, etc) e representa a capacidade máxima disponível para venda em um determinado intervalo de tempo. Deste modo ao fazer uma análise anual, deve-se levar em consideração que durante o período de um ano, um Hotel de 100 UHs disponibilizou para venda 36.500 UHs (100 UHs x 365 dias).
Já o número de UHs ocupadas representa o numero de diárias vendidas no período analisado.




% OCC =      UHs Ocupadas 
                      ---------------------
                       UHs Disponíveis


Nota: Conforme o Uniform System of Accounts for the Lodging Industry, UHs em manutenção, UHs bloqueadas por mais de seis meses ou UHs bloqueadas por pelo menos um mês por ano devido à sazonalidade não compõem o montante de UHs disponíveis.
A taxa de ocupação está relacionada com a capacidade de venda e negociação com agências, operadoras e outros intermediários visando o maior nível de ocupação possível do hotel.









                                                                                                         Postado por: Célia Keiko

Nenhum comentário:

Postar um comentário